quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mudanças e adaptações

A vida é uma constante mudança. E, nós precisamos aprender a lidar com essas mudanças e adaptações. 
O Artur sempre lidou muito bem com mudanças e nunca teve problema nas adaptações. Os momentos sozinho com o pai começaram quando ele tinha 4 meses e ainda mamava, eram 2 horas, três dias na semana. Aos 6 meses, mudou para 4 horas dois dias na semana. Com 8 meses, dormiu pela primeira vez na casa do pai e também entrou na creche. Na mudança da creche para o Infantil I (com 1 ano), a escola fez a adaptação internamente e foi tudo tranquilo. 
E, agora, com 1 ano e 11 meses, mudou do Infantil I para o Infantil II, a escola fez a adaptação internamente e correu tudo bem. Nenhuma reação, nada! (Na adaptação ele passa alguns momentos no Infantil I e outros momentos no Infantil II). Mas, quando ele realmente começou a participar e ser parte integrante do Infantil II, a turminha não o recebeu tão bem, as amizades já estavam formadas e ele foi um pouco rejeitado. Ficou muito tímido, falava e participava pouco. Chorou um dia e chamou pela professora da turma anterior no outro. Depois, ficou agressivo, bateu em alguns coleguinhas e tentou morder outros. Aos poucos e com muita conversa ele tem melhorado. Às vezes, pede pra passar na turma do Infantil I brinca e conversa com os amiguinhos e as professoras. 
Um fato que me chamou atenção foi a implicância dele com um certo coleguinha. Eu não imaginava que a empatia, a afinidade já aparecia tão cedo... O Artur e esse colega não se batem, é impressionante! Eles não brincam juntos, quando se esbarram um empurra ou dá um tapa no outro. Hoje presenciei uma situação dessas assim que deixei o Artur na salinha, o menino veio e puxou a camisa dele e ele revidou com um tapa no braço. Voltei e chamei a atenção, conversei e pedi pra ele pedir desculpas pro amigo.

                                         

"Não é o mais forte que sobrevive,nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças!"Charles Darwin

2 comentários: