quinta-feira, 21 de abril de 2011

2 anos

Hoje o Artur completa 2 anos! 
Então, posso dizer que há dois anos eu aprendi e aprendo muito com ele. Aprendi o que é o amor, aprendi a ter paciência, aprendi a agradecer, aprendi o valor do sorriso e do abraço, aprendi que a felicidade está ao lado o tempo todo basta apenas querermos vivê-la.
O Artur é iluminado e ilumina todos os lugares por onde passa. É uma estrela, um anjo! Eu nunca havia visto uma criança igual. Não existe um lugar por onde ele passe ou uma pessoa com quem cruze o caminho que não se transforme. 
E eu me sinto privilegiada por poder ser mãe desse menino maravilhoso, cheio de vida, brilho e sorrisos. Agradeço à Deus todos os dias por ter me dado esse presente: ser mãe do Artur

Hoje fiquei muito emocionada com duas declarações para o Artur no facebook e vou compartilhar aqui.

Dia 21 de abril, data de muitas comemorações, que em 2009 foi acrescentada mais uma, do nascimento do rei Artur, e a minha mais alta condecoração a de avô. Hoje festejar e cantar o 2º aninho, é motivo de muita alegria e de elevar meus pensamentos em gratidão. Dizer que o amo, é muito pouco.
 Wilson Brasil (avô)

Quando Artur nasceu, há dois anos atrás, minha prima me disse que o grande objetivo dele nesse mundo em que chegava era o de fazer acontecer a união... Artur, pra mim, é a criança cristal em seu modelo mais criativo, pronto para abraçar o mundo que o rodeia, com tudo o que se tem direito e com um pouco mais - com força, determinação e atitude. Artur não é um "pinga-fogo" apenas, ele é um explorador destemido e faz as coisas acontecerem sem que ninguém perceba. Tuco me faz pensar que todas as possibilidades podem ser vividas e apreciadas em seu mais alto grau de simplicidade – como quem canta e dança uma música pelo mero prazer, sem se importar com nada além do momento. Talvez essa seja sua lição para o mundo: nos re-unir com essa vontade primária (que normalmente nos desatamos) de experimentar, sem medo, o que temos de mais precioso – a vida! Uma coisa eu tenho certeza, se hoje não fosse feriado por vários outros motivos, esse aí decretaria um em seu nome. Parabéns pelo seu dia, Tuco! E que sua vida seja tão abençoada quanto a forma que você nos abençoa a cada dia. E parabéns, Re, por ter colocado essa figurinha em nossa vida. 
Tia Cacá ama vocês!! 

sábado, 16 de abril de 2011

Aniversário 2 anos da Ninna

Hoje o Artur foi pra festinha de aniversário de dois anos da Ninna. Ela é filha da Ju que é minha amiga e filha de um grande amigo do meu pai. Nós engravidamos juntas. A Ninna é mais velha que o Artur três dias. Eles não se encontram com muita frequência. Mas sempre estão presentes nos aniversários, pelo menos. E o carinho e cuidado entre eles é lindo de ver. Muito amor por esses pequenos! Desejo que essa amizade deles permaneça. 




Artur mudou de turma na natação


Hoje o Artur mudou de turma na natação. Última aula que preciso entrar com ele na piscina. Agora ele já é um peixinho independente, com seus coleguinhas e professora. Muito amor!!!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mudanças e adaptações

A vida é uma constante mudança. E, nós precisamos aprender a lidar com essas mudanças e adaptações. 
O Artur sempre lidou muito bem com mudanças e nunca teve problema nas adaptações. Os momentos sozinho com o pai começaram quando ele tinha 4 meses e ainda mamava, eram 2 horas, três dias na semana. Aos 6 meses, mudou para 4 horas dois dias na semana. Com 8 meses, dormiu pela primeira vez na casa do pai e também entrou na creche. Na mudança da creche para o Infantil I (com 1 ano), a escola fez a adaptação internamente e foi tudo tranquilo. 
E, agora, com 1 ano e 11 meses, mudou do Infantil I para o Infantil II, a escola fez a adaptação internamente e correu tudo bem. Nenhuma reação, nada! (Na adaptação ele passa alguns momentos no Infantil I e outros momentos no Infantil II). Mas, quando ele realmente começou a participar e ser parte integrante do Infantil II, a turminha não o recebeu tão bem, as amizades já estavam formadas e ele foi um pouco rejeitado. Ficou muito tímido, falava e participava pouco. Chorou um dia e chamou pela professora da turma anterior no outro. Depois, ficou agressivo, bateu em alguns coleguinhas e tentou morder outros. Aos poucos e com muita conversa ele tem melhorado. Às vezes, pede pra passar na turma do Infantil I brinca e conversa com os amiguinhos e as professoras. 
Um fato que me chamou atenção foi a implicância dele com um certo coleguinha. Eu não imaginava que a empatia, a afinidade já aparecia tão cedo... O Artur e esse colega não se batem, é impressionante! Eles não brincam juntos, quando se esbarram um empurra ou dá um tapa no outro. Hoje presenciei uma situação dessas assim que deixei o Artur na salinha, o menino veio e puxou a camisa dele e ele revidou com um tapa no braço. Voltei e chamei a atenção, conversei e pedi pra ele pedir desculpas pro amigo.

                                         

"Não é o mais forte que sobrevive,nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças!"Charles Darwin

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Palavra Cantada (ou O primeiro show do Artur)


Sábado foi dia de ir ao Centro de Convenções assistir o show da Palavra Cantada. Desde que conheci algumas músicas, fiquei fascinada e quando vi a divulgação do show decidi que levaria o Artur para assistir. Consegui comprar os ingressos num site de desconto coletivo, o que me animou mais. E ainda descobri que meu primo, a mulher dele, a filha (prima do Artur) e a minha prima também iriam. E conseguimos marcar as cadeiras todas juntas. Perfeito!
Eu conhecia poucas músicas da Palavra Cantada, e do que foi apresentado no show eu conhecia apenas duas: Sopa (O que que tem na sopa do neném? Será que tem espinafre? Será que tem tomate? Será que tem feijão?...) e Rato (Rato meu querido rato, eu não sou assim de fino trato pra selar esse contrato. Minha luz é passageira, fico sempre por um triz. Mesmo quando estou inteira, vem a nuvem me cobrir...). E não fazia ideia de como o Artur iria reagir, fiquei com medo dele acabar dormindo e nem assistir. No início ele ficou bem tímido, quieto, mas hipnotizado. Entrei na brincadeira e comecei a cantar (errado mesmo) e dançar e ele se animou junto. 
Confesso que não sei quem se divertiu e se cansou mais... Tia Didi então, sabia cantar todas as músicas e dançava mais empolgada que as crianças.
O show tem um figurino lindo, as músicas são maravilhosas e eles seduzem o público de uma forma fantástica. Mas, senti falta do cenário e achei muito curto também (apenas 1h), pensando que eu paguei com desconto mas tiveram pessoas que pagaram R$200 a inteira.
O Artur AMOU! Até hoje lembra do show, canta e dança as músicas. Quando tenho um tempo entro na brincadeira com ele e é a maior diversão.   
Esse final de semana terá O Mágico de Oz, mas ele estará com o pai. Mas, nos próximos shows ou teatros que tiverem pretendo levá-lo!