quarta-feira, 16 de março de 2011

Difícil decisão

Eu já sabia que ser mãe não seria fácil. Mas nunca imaginei a quantidade de desafios que apareceriam pela frente.
No início desse ano fui informada pela escola do Artur que havia uma nova Resolução do Ministério da Educação que a criança deve ter idade de 6 anos completos até o dia 31 de março para ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental. Até o ano passado, a criança deveria ter a idade até o dia 30 de junho.  
Resolução n° 6, de 20 de Outubro de 2010:
Art. 3º Para o ingresso no primeiro ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter
idade de 6 (seis) anos completos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.
Art. 4º As crianças que completarem 6 (seis) anos de idade após a data definida no
artigo 3º deverão ser matriculadas na Pré-Escola.
O Artur completa 2 anos no dia 21 de Abril. E, por isso, ele teve que ser matriculado no Infantil I (mesma turma que frequentou no ano passado). Na reunião que a escola marcou para explicar sobre a nova Resolução para os pais dos alunos do Infantil IV e V, fui a única mãe de aluno do Infantil I presente. Lá, fui convencida que o Artur permaneceria na turma, deixando-o dentro das novas regras desde agora. Melhor do que mais tarde ter que regredí-lo. Existe a possibilidade da criança na mesma situação dele (que completa a idade depois de 31 de março) ir para o Infantil II (caso dele), para isso preciso assinar um documento assumindo a responsabilidade. E, quando ele for para o Ensino Fundamental terá que fazer um teste psicológico e pedagógico para garantir que ele tem maturidade (principalmente) e conhecimento suficiente para acompanhar a turma. 
As aulas começaram no dia 1° de fevereiro e eu estava muito tranquila e certa de que estava fazendo o melhor pro Artur. Mas, na nova turma, ele é o mais velho, a maioria das crianças vieram da creche (recém completaram 1 ano). Segundo a professora ele é o monitor, o ajudante, e além das atividades propostas para os outros, ele tem atividades extras. O fato é que me questionava todos os dias o que é melhor: permanecer nessa turma e estar de acordo com o Ministério da Educação, ou arriscar a adaptação dele na outra turma, assinar a responsabilidade e ir contra o Ministério da Educação. 
Ontem eu consegui tomar a decisão! Teve uma reunião de pais só da turminha do Artur com a professora. Tudo que vi e ouvi os outros pais conversando e contando era tão diferente da realidade do meu filho. Outra etapa, outro momento. Ao final da reunião, pedi para a professora para fazermos uma reunião com a coordenadora e mudarmos o Artur de turma. Ela ficou de conversar com a coordenadora essa semana e me posicionar. Pedi pra fazermos um teste de uma semana para ver como o Artur se comportaria do Infantil II. 
Não sei quais consequências poderia ter ele ficar no Infantil I, limitado a atividades de crianças de 1 ano e fazendo atividades extras sozinho. E ainda não sei as consequências de deixá-lo realizar as atividades com crianças de 2 anos, que irão exigir maior responsabilidade e maturidade. 
Escolhi confiar no que eu acredito que é o certo! Espero estar certa... 

Um comentário:

  1. Esqueci de dar minha opinião sobre a nova Resolução. Acredito que ela tenha o seu valor. Mas, ainda não consigo concordar que por causa de 21 dias, meu filho tenha que acompanhar por 8 meses uma turma com idade inferior a dele. A justificativa é que as crianças nascidas até 31 de março tem maturidade diferente das nascidas a partir de 1 de abril...

    ResponderExcluir