terça-feira, 2 de março de 2010

Cortar o cordão umbilical (será?)

Uma das experiências mais difíceis e desafiadoras que passei até agora.
Como tinha dito no post anterior... eu estava precisando cuidar de mim. Afinal, foram 18 meses (ou 1 ano e 6 meses) cuidando, pensando e vivendo por um único ser: o Artur. E não é porque decidi cuidar de mim que vou deixar de cuidar dele, mas preciso ter tempo pra viver um pouco também.
Quando o Artur completou 9 meses (21/01) eu parei de amamentá-lo. Ele já estava aceitando toda a alimentação e mamava mais para brincar do que para se alimentar. Confesso que não foi fácil, mas como eu já estava reduzindo aos poucos, ele nem sentiu muita falta e encarou numa boa a independência. rs Eu acredito que foi mais difícil pra mim do que pra ele.
Mas ainda precisava dar outro passo... Tirei 10 dias só pra mim! Ele estava acostumado a passar 3 dias na casa do pai. Então, na semana do Carnaval ele e o pai tiveram a oportunidade de se conhecerem melhor e eu viajei.
Antes da viagem, eu parava pra pensar no tempo que ficaria longe e me dava um aperto no coração, ficava preocupada se o Artur ficaria bem, se ele ia chorar, se ia sentir muito minha falta, se eu estava sendo uma boa mãe. Mas, eu precisava MUITO experimentar isso. Até porque essa será a minha realidade, preciso saber lidar com essa distância... Esse foi apenas o primeiro feriado dele com o pai e muitos outros virão.
Passagem comprada, tudo resolvido, combinado e acordado. Fui viajar com um pensamento bem claro: Aproveitar cada minuto, cada momento como se fosse o último! Me conhecer melhor e não dar espaço para tristeza. 
A saudade quase me matou por dentro, mas eu não deixei transparecer. Rapidinho mudava o pensamento, colocava o óculos escuro, pulava, falava alguma besteira, dava gargalhada. 
Quem disse que era fácil cortar o tal cordão umbilical? hehehe 
Eu, particularmente, acredito que nunca será cortado de verdade. 
Na volta, foram 8 horas dentro do avião... eu já não me aguentava, não via a hora de chegar em casa. E quando cheguei? O Artur não quis saber de mim... rs Eu já sabia que isso aconteceria... Mas, é tão difícil lidar com isso. Mas em alguns minutos ele já estava se jogando pra cima de mim e não queria mais sair do meu colo. 
Resultado Artur: Não está jantando direito, está super manhoso, se estou com ele e preciso fazer alguma coisa ele abre o berreiro, ficou com medo da mamãe ir embora de novo.
Resultado Mãe do Artur: Viveu uma experiência única, se sentiu viva de novo, sem ter que se preocupar com horário ou com alguém. 
Quem conhece a minha história e sabe por tudo que passei até agora, tenho certeza que entende o quanto isso foi importante pra mim. ;)

Um comentário:

  1. Realmente vc precisava amiga!!!!!
    Que bom saber que a sua viagem foi otima!!!!!
    vc merece muuuuuuuuuito ser feliz!!!
    se cuida!!!
    beijo grande!!

    ResponderExcluir