terça-feira, 24 de maio de 2011

Faço tudo por ele





"Não eduque seu filho para ser rico,
eduque-o para ser feliz.
Assim ele saberá o VALOR das coisas
e não o seu PREÇO" 

Max Gehringer








É impressionante como um filho muda a nossa vida e nos torna capazes de fazer coisas e tomar atitudes que jamais imaginamos! Eu já percebi isso diversas vezes... Mas esse ano, especialmente, me superei!

No meu orçamento não estava cabendo os custos do Artur, criar uma criança é muito mais caro do que eu já havia imaginado. A escola é o que fica mais caro. Eu precisava colocá-lo no integral e no fim não conseguiria pagar nem o meio período. Chamei o pai dele pra conversar no final do ano e ver como ele poderia me ajudar. A resposta foi bem diferente do que eu gostaria de ouvir, mas nada diferente do que eu já imaginava. Ele falou que não tinha dinheiro e não podia fazer nada. O que significa que eu teria que me virar com a pensão que dá pra pagar 50% do meio período na escola e dar um jeito de ganhar dinheiro extra.
No início de janeiro, marquei uma reunião na escola com o diretor financeiro, que foi marcada para o final do mês. Ensaiei diversas vezes o que eu falaria com ele, passei noites sem dormir, tentei não ir. Era um misto de vergonha, nervosismo e medo. No dia da reunião, cheguei na hora com as mãos molhadas de suor, o coração à mil e a boca seca. Mas pensei no Artur e no tanto que eu precisava do desconto pra ele e fui falar com o diretor financeiro da escola. Logo de cara ele me falou que gostaria muito de poder me ajudar, que a escola tinha alguns planos de desconto, mas que acreditava que eu não me enquadrava em nenhum. Eu estava quase indo embora, mas voltei e pedi para que ele me falasse direitinho de todos os requisitos de todos os planos de desconto para que eu tivesse certeza que realmente não me enquadrava em nenhum. No último plano, no último requisito, eu consegui uma brecha e falei que tinha como provar e entrar naquele desconto. Resultado: Consegui 30% de desconto!
Mas, mesmo com esse desconto, eu ainda precisava de mais ajuda. E pedi ajuda pro meu pai, que falou que me ajudaria até o meio do ano. Me deu 6 meses pra eu conseguir me virar (e agora que estou escrevendo isso, lembrei que o meu prazo está acabando!). Nada mais justo, né? 
Eu detesto pedir qualquer coisa, pra quem quer que seja. E, sinceramente, não sei receber presente, aceitar ajuda, enfim. Mas, no momento não tinha outro jeito. A solução era encarar os fatos e pedir ajuda para todos e aceitar tudo que eu conseguisse. 
E, por ele eu sou capaz de fazer qualquer coisa! O meu objetivo é dar o melhor para o meu filho e farei de tudo para conseguir isso. Principalmente para a educação e a saúde dele, jamais medirei esforços! E nada e nem ninguém poderá ser um obstáculo para mim. 
A maternidade tem essa de ser intrigante, impressionante, intraduzível... Impossível dar fórmulas prontas. A única coisa possível é relatar experiências e sentimentos. O Artur mudou a minha vida, eu mudei. E, certa ou errada, estou tentando fazer o melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário